Em parceria com o governo do estado de São Paulo, a Sabesp está melhorando as condições dos rios e de seus afluentes.
Despoluir e integrar novamente à cidade e ao dia a dia de seus moradores um dos rios mais importantes da capital paulista. O objetivo principal do programa Novo Rio Pinheiros, executado pelo Governo do Estado de São Paulo, teve entre seus destaques o trabalho da Sabesp. A ampliação e melhoria do sistema de coleta de esgoto na bacia do Pinheiros teve papel fundamental na recuperação da qualidade da água do rio, beneficiando os moradores da região e trazendo impacto positivo para o meio ambiente.
Com a conexão de cerca de 650 mil imóveis à rede de coleta e envio do esgoto para as estações de tratamento de esgoto (ETEs), a Sabesp promoveu mais saúde e qualidade de vida à população, uma das marcas da Companhia ao longo de 50 anos de história. Ao comemorar meio século de atividades em novembro de 2023, a Sabesp reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, como o conjunto de 1,8 milhão de pessoas beneficiadas pelo Novo Rio Pinheiros.
Investindo R$ 1,7 bilhão no programa, a Sabesp também melhorou as condições do rio e de seus afluentes. Por isso, além da população diretamente beneficiada pela coleta e tratamento de esgoto, outros 3,3 milhões de cidadãos e cidadãs que vivem na região da bacia do Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra também estão usufruindo das melhorias.
Para chegar a esses números, uma das grandes inovações no trabalho foram as Unidades Recuperadoras da Qualidade da Água de Córregos (URs). Estão sendo implantadas cinco dessas estruturas, que fazem o trabalho de tratar o esgoto remanescente nos afluentes localizados em áreas de ocupação irregulares mais adensadas, onde é inviável a instalação de sistemas de coleta de esgoto.
Um diferencial é que as obras foram contratadas na modalidade de performance, ou seja, a remuneração de cada contrato é por desempenho – nesse caso, foi considerado o alcance das metas de quantidade de imóveis conectados ao sistema de tratamento de esgoto e da qualidade da água do córrego na região das intervenções.
A Sabesp também fez um trabalho de engajamento junto à sociedade pela conscientização da importância do programa para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos nas comunidades.
Mais de 1,5 milhão de casas beneficiadas pelo IntegraTietê
Depois do Novo Rio Pinheiros, a Sabesp passa a fazer parte de um projeto que busca ainda mais impactos positivos à comunidade e ao ambiente, o IntegraTietê. O programa, lançado também pelo Governo de São Paulo, em março de 2023, visa à gestão conjunta do maior rio do Estado.
Está prevista pela iniciativa uma série de medidas de curto, médio e longo prazo, como ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, melhorias no monitoramento da qualidade da água, recuperação de fauna e flora, entre outras.
Fica a cargo da Sabesp a ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETEs) da Região Metropolitana de São Paulo. Até 2026, mais de 1,5 milhão de novos domicílios serão atendidos pelo investimento na ampliação das redes de coleta e tratamento de esgoto.
Iniciativas como o Novo Rio Pinheiros e o IntegraTietê trazem mais qualidade de vida para toda população.
Para conhecer um pouco mais sobre a história da Sabesp, acesse o livro “Sabesp: 50 anos de vidas”, que traz relatos do passado da Companhia, as principais ações do presente e os planos para o futuro:
Veja também:
Comentários