Os registros mais antigos dos vasos sanitários descrevem espaços sanitários de uso comum nas cidades greco-romanas.
Estes sanitários públicos dispunham de compartimentos individuais cujos dejetos eram sempre despejados em córregos ou valas de água.
As pessoas mais abastadas possuíam suas próprias cadeiras de madeira cujo interior havia um receptor (pote coletor) de dejetos que eram posteriormente despejados em valas ou córregos.
Em 1596, Joseph Bramah melhorou o invento de John Harington que anteriormente havia criado o que podemos chamar de vaso sanitário moderno com descarga.
Vasos possuindo sifões foram criados ao final do século XIX e no século XX foi difundido o uso de vasos sanitários dentro de residências.
O vaso sanitário é utilizado exclusivamente para que sejam realizadas as necessidades fisiológicas das pessoas como urinar e evacuar.
Esse importante recurso é também conhecido historicamente como bacia, privada, trono, patente ou bojo.
O funcionamento do vaso sanitário é bem simples: ele mantém uma determinada quantidade de água.
Logo atrás do vaso há um cano que curvado que vai para cima e logo depois para baixo. É o que chamamos de sifão.
Essa curva impede que o mau cheiro dos canos se alastre pelo ambiente, por isso é essencial.
Os vasos sanitários vêm se aprimorando para usarem cada vez menos água ao serem utilizados.
Atualmente uma descarga gasta em média 7 litros de água.
E como o vaso entope?
O entupimento do vaso pode ser causado por diversos fatores. Apesar de ser muito eficiente, possui uma estrutura sensível e limitada apenas à urina e fezes como dissemos anteriormente.
Quando se despeja o papel higiênico no vaso sanitário, você corre o risco de entupi-lo.
Alguns entupimentos podem ser resolvidos de forma simples e caseira e outros somente com ação de um profissional desentupidor qualificado.
É sempre bom ter no banheiro um desentupidor manual, uma vez que ele pode resolver a maioria dos entupimentos causados por excesso de fezes e papel higiênico.
Porém use sempre luvas de proteção e cuidado com os olhos e a boca, pois podem voar gotas de água contaminada. Então cuidado ao empurrar o cabo.
Insira o desentupidor no vaso sanitário, exatamente no local por onde passa a água e pressione de cima para baixo com o devido cuidado.
Procure deixar o espaço de passagem totalmente vedado com o desentupidor.
Caso seja preciso, despeje mais água no vaso sanitário para que ele fique totalmente coberto por água.
Após o uso, lave com água sanitária e água e guarde fora do alcance de crianças e animais.
Em alguns casos o desentupidor manual pode não ser eficiente e nesse caso será necessário demandar o serviço profissional de uma desentupidora confiável, pois esse tipo de trabalho requer experiência a fim de não danificar o interior dos canos e tubulações e causar um problema maior.
Os vasos não entopem apenas com fezes e papel higiênico. Muitas vezes são jogados objetos no vaso acreditando-se que ele dará conta de dar um “im” mas é o contrário.
Portanto, evite jogar qualquer coisa no vaso, pois sua estrutura, apesar de muito eficiente, é também muito sensível.
Desentupidora de Vaso Sanitário Entupido
Se você possui um vaso sanitário que entope com frequência, ou um vaso sanitário que não tem uma descarga eficiente, você pode estar enfrentando obstruções parciais no seu encanamento.
Se você já tentou de tudo, mas ainda assim continua passando por este tipo de problema, é hora de contar com os serviços profissionais de desentupimento.
Quando você contrata uma desentupidora confiável, você conta com a ajuda de um técnico desentupidor que é perito nos métodos seguros e eficazes de desobstrução de canos diversos.
Ele estará portando equipamentos de última geração que serão utilizados para detectar, localizar e remover o agente causador da obstrução, livrando você do problema definitivamente.
Mas cuidado na hora de contratar uma desentupidora. Escolha a Bairro para receber um orçamento honesto e sem sustos.
Somos especialistas de verdade em desentupimentos seguros. Atuamos no regime ininterrupto, com serviços 24h nos sete dias da semana, pois sabemos que problemas desta natureza não têm hora para acontecer.
Comentários